(11) 2823-9555

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Carta de Belém aponta compromissos dos técnicos industriais para a COP 30

Documento final do SIDCLIMA defende transição energética justa, preservação da Amazônia e valorização dos técnicos industriais na agenda climática

O encerramento do 1º Seminário Internacional de Discussão Climática (SIDCLIMA), realizado em Belém (PA), foi marcado pela aprovação da Carta de Belém — documento que expressa a posição dos técnicos industriais diante da crise climática e que será levado como contribuição da categoria para os debates da COP 30, que acontece em 2025, também em Belém. Leia a íntegra

Na carta, os técnicos reconhecem que a crise climática já é uma realidade, com impactos diretos na biodiversidade, na segurança hídrica e alimentar e nas condições socioeconômicas das populações. Diante disso, o texto reafirma que a transição energética e a economia de baixo carbono são caminhos inevitáveis, e que os técnicos industriais têm um papel estratégico na aplicação prática de soluções sustentáveis — da eficiência energética ao uso de energias renováveis.

Principais propostas da Carta de Belém

  • Eficiência energética e energias renováveis como prioridade em políticas públicas;

  • Fomento à inovação e pesquisa em tecnologias limpas e acessíveis;

  • Capacitação contínua dos técnicos industriais, garantindo mão de obra qualificada para a transição verde;

  • Incentivos fiscais e linhas de crédito verdes para projetos sustentáveis;

  • Proteção da Amazônia, conciliando conservação ambiental, comunidades tradicionais e desenvolvimento;

  • Educação ambiental e formação profissional conectadas à realidade da crise climática;

  • Justiça climática, assegurando que investimentos e ações cheguem também às regiões mais vulneráveis;

  • Requalificação profissional e proteção social para que trabalhadores não fiquem de fora das novas cadeias produtivas;

  • Inserção de técnicos industriais nos fóruns de decisão sobre políticas climáticas e energéticas;

  • Reconversão industrial e valorização profissional, garantindo empregos, salários dignos e condições adequadas de trabalho.

A Carta de Belém também faz um apelo para que governos, empresas, sociedade civil e instituições de ensino transformem essas propostas em medidas concretas, com prazos definidos e mecanismos de acompanhamento. Assinaram o texto, além dos demais participantes do SIDCLIMA, o presidente do CRT-02, João Batista de Souza; o presidente do CFT, Ricardo Nerbas; o presidente da FENTEC e da OITEC, Wilson Wanderlei Vieira; o deputado estadual Fábio Freitas (Pará); o deputado estadual Lucinildo Freitas (Ceará); Luis Omar Améndola (OITEC Internacional Argentina); Jorge Raul Naddes (OITEC Internacional Argentina); Ricardo Gonzales (OITEC Internacional Paraguai); e Juan Diaz Luthar (OITEC Internacional Uruguai).

“A Carta de Belém é o compromisso dos técnicos industriais com um futuro sustentável. Nossa categoria está pronta para contribuir com soluções reais e para garantir que a transição energética seja justa, inclusiva e capaz de preservar o planeta para as próximas gerações”, afirma Wilson Wanderlei Vieira.

Com esse documento, os técnicos industriais reafirmam seu protagonismo na agenda climática, mostrando que não apenas acompanham o debate, mas que também apresentam propostas práticas para um desenvolvimento que una sustentabilidade, inovação tecnológica e justiça social.

O SIDCLIMA foi realizado pelo CRT-02, junto ao CFT, à FENTEC e à OITEC.

Fale com a FENTEC

ENDEREÇO

Sede Própria: Rua 24 de Maio, 104 – 12º andar – Centro – São Paulo | SP – CEP: 01041-000

ATENDIMENTO

Telefone:
(11) 2823-9555

Horário de atendimento:
segunda a sexta, das 7 às 17:00 horas

Mais notícias

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2018/2019

Leia mais

CFT: UM BREVE RESUMO DOS PRIMEIROS SEIS MESES DE TRABALHO

Da sanção presidencial da Lei nº 13.639/2018 à implantação de um novo sistema online de prestação de serviços Entre tantos momentos importantes vividos pelos técnicos desde o advento do movimento…
Leia mais

Convocação para Assembleia "Diebold/Procomp" no dia 18 de Dezembro de 2018

Convocamos todos os técnicos da PROCOMP/DIEBOLD para a assembleia que será realizada amanhã, dia 18/12/2018, às 08H30 na sede da Fentec, localizada na Rua 24 de Maio, 104 – 14º andar…
Leia mais

PALESTRA INFORMATIVA (LEI Nº 13.639/2018)

No dia 7 de dezembro de 2018, o diretor administrativo do CFT - Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Francisco Viana Balbino, palestrou sobre a "Mudança dos Técnicos Industriais para o…
Leia mais

COMUNICADO AOS TÉCNICOS

De acordo com informações do CFT - Conselho Federal dos Técnicos Industriais, a partir de 15 de dezembro de 2018 entrará em operação o novo sistema online para prestação de…
Leia mais

FENTEC - MUITA FORÇA POR TRÁS DE UMA SIGLA 

Desde a fundação em 28 de janeiro de 1989 que a FENTEC – Federação Nacional dos Técnicos Industriais trabalha sua imagem institucional; e, atualmente, é referência no meio sindical brasileiro.…
Leia mais

BIBLIOTECA DA FENTEC - "TÉCNICO INDUSTRIAL: ORGANIZAÇÃO, LEGISLAÇÃO E DECISÕES JUDICIAIS"

Compêndio da documentação legal que ampara a categoria, propiciando que os SINTECs – Sindicatos dos Técnicos Industriais, os departamentos de recursos humanos das empresas e, naturalmente, os profissionais envolvidos, disponham…
Leia mais

COMUNICADO IMPORTANTE

O CFT – Conselho Federal de Técnicos Industriais e os CREAs – Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia estarão emitindo a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica até 20 de…
Leia mais

NOVEMBRO AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PELA SAÚDE DO HOMEM

Leia mais

Edital de Convocação - Publicado na Folha de São Paulo, em 30 de Outubro de 2018, Caderno Agrofolha, página A30

FENTEC – FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TÉCNICOS INDUSTRIAIS   EDITAL DE CONVOCAÇÃO   ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA  FENTEC - FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TÉCNICOS INDUSTRIAIS, com sede na Rua 24 de Maio, 104, 12º andar,  Centro,  São Paulo…
Leia mais