(11) 2823-9555

OITEC: REUNIÃO EM SÃO PAULO E CONFRATERNIZAÇÃO EM ITU

Principal entidade internacional representativa dos técnicos realiza reunião em São Paulo e confraternização na cidade de Itu

Em maio de 1985, a cidade de Blumenau (SC) foi palco da assinatura de um protocolo de Intenções com o objetivo de criar uma entidade Interacional que representasse e conduzisse os anseios dos profissionais técnicos para além das fronteiras entre os países. Seguiram-se muitas conversas para alinhamento de ideias até que, em 6 de setembro de 1996, dirigentes de entidades brasileiras, argentinas, paraguaias é uruguaias reuniram-se em Montevidéu (Uruguai) para a fundação da Organização Interacional dos Técnicos (OITEC), propiciando a abertura de novos cenários e oportunidades de trabalho e ascensão profissional para os técnicos no continente. Em síntese, são priorizados três aspectos fundamentais pela OITEC: a qualificação e equalização da educação; a regulamentação e o respeito à profissão, e a participação política no Parlamento do Mercosul (PARLASUL), órgão independente que promove a defesa permanente da democracia. “Após organizamos nos estados brasileiros, com praticamente todas as associações se transformando em sindicatos, deparamos com a necessidade de conhecer o trabalho realizado nos países vizinhos. Então, fundamos a OITEC para representar os técnicos brasileiros, argentinos, paraguaios e uruguaios da maneira como eles merecem e devem ser representados: e, ao longo dos anos, cada país tem contribuído para o fortalecimento institucional e político da entidade”, recorda o primeiro presidente, Wilson Wanderlei Viera.

Desde a fundação, a participação da OITEC tem sido frequente em reuniões, encontros e congressos diretamente ligados à categoria técnica, permitindo a troca de informações e experiências por parte dos dirigentes e aproximando-os cada vez mais de empresas, entidades públicas e privadas, parlamentares e, consequentemente dos profissionais técnicos envolvidos. Considerando que um dos objetivos é agregar mais países, no dia 2 de março de 2023 aconteceu uma reunião em São Paulo com abordagem de uma série de assuntos, também para que os profissionais técnicos sintam-se representados por uma entidade que, agregada a outras congêneres — como a Federação Nacional dos Técnicos Industriais (FENTEC) e o Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (SINTEC-SP), que cederam o auditório para a reunião – trabalha para prover-lhes respeito, valorização e oportunidades no mercado de trabalho. Participaram da reunião: Juan Diaz Luthar, pela OITEC-Uruguai; Luís Améndola, pela OITEC Argentina; e Eligio Cesar Gonzalez Gomez, pela OTEC-Paraguai. “Uma das nossas bandeiras é garantir reciprocidade de tratamento aos técnicos brasileiros e estrangeiros. Quem sabe um dia teremos profissionais trabalhando livremente nos países-membros, apregoa o anfitrião, Wilson Wanderlei Vieira. Se para o futuro a intenção é agregar mais países à entidade, há de se destacar a presença de José Cedeño, vindo diretamente da República Dominicana para o encontro.

Já que “Juntos, Somos mais Fortes!” – frase símbolo do movimento dos técnicos, também foram convidados representantes do Sistema CFT/ CRT, criado pela Lei no 13.639/2019 para desmembrar os técnicos brasileiros do Sistema CONFEA/CREA após mais de quatro décadas. Compareceram: Solomar Pereira Rockembach, presidente do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT); Gilberto Takao Sakamoto, presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT- SP); João Batista Souza, presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 2a Região (CRT-02); Sandro Augusto Vieira da Silva, presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Bahia (CRT-BA); e o vice-presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Espírito Santo (CRT-ES), Elianderson Bernardes França. Cumpre destacar que Wilson Wanderlei Vieira foi o primeiro presidente da história do CFT, durante a gestão 2018/2022, período em que os técnicos obtiveram vitórias e benefícios nunca antes conquistados, sobretudo no que tange ao esclarecimento de suas atribuições por meio de resoluções baixadas em conformidade com a legislação vigente.

Itu, berço da República e ótima gastronomia – Distante cerca de 100 quilômetros de São Paulo, não é nenhum exagero afirmar que a cidade de Itu também é grandiosa na história; afinal, foi lá que, em 18 de abril de 1873, aconteceu a famosa Convenção de Itu, onde figuras ilustres com ideais republicanos – entre eles, o deputado Prudente de Morais, que anos mais tarde se tornaria presidente do Brasil – reuniram-se para a fundação do Partido Republicano, com a premissa de lutar contra o regime imperial.

Histórias a parte, no dia seguinte à reunião, os representantes da OITEC e demais convidados tiveram um momento de confraternização no tradicional e centenário Bar do Alemão, fundado em 1902 e atualmente administrado pela quarta geração da família.

Se antes o restaurante já era reconhecido internacionalmente, agora os dirigentes internacionais poderão levar para seus países de origem um pouco dessa experiência gastronômica, que o torna um lugar singular e que muito orgulha os ituanos; entre eles, o próprio Wilson Wanderlei Vieira que, embora tenha construído sua trajetória profissional em São Bernardo do Campo, traz na identidade com orgulho: natural de Itu.

FENTEC
“Juntos, Somos mais Fortes!”

Fale com a FENTEC

ENDEREÇO

Sede Própria: Rua 24 de Maio, 104 – 12º andar – Centro – São Paulo | SP – CEP: 01041-000

ATENDIMENTO

Telefone:
(11) 2823-9555

Horário de atendimento:
segunda a sexta, das 7 às 17:00 horas

Mais notícias

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

FENTEC - FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TÉCNICOS INDUSTRIAIS, entidade sindical de grau superior, inscrita no CNPJ sob o n. 58.162.082/0001-50 e sediada na Rua 24 de Maio, 104, 14º andar, Centro,…
Leia mais

CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA – ACT 2024/2025 – TIMENOW ENGENHARIA

TIMENOW ENGENHARIA 20 de março de 2024 CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA – ACT 2024/2025 04 DE ABRIL DE 2024 ÀS 14H00 A Federação Nacional dos Técnicos Industriais (FENTEC) convoca os técnicos…
Leia mais

ACORDO COLETIVO TRABALHISTA 2023 2024 NCR

Acesse aqui o Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024 - NCR
Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

ENTEC – FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TÉCNICOS INDUSTRIAIS, com sede na Rua 24 de Maio, 104, 14º andar, Centro, São Paulo – SP – CEP 01041-000, por seu Presidente, Wilson Wanderlei…
Leia mais