(11) 2823-9555

FENTEC permanece lutando pela conquista do piso salarial para os Técnicos Industriais

A FENTEC segue acompanhando atentamente toda a movimentação em torno da luta pela conquista de um piso salarial para os Técnicos Industriais e sempre se mobiliza em prol da valorização da categoria.

Vale lembrar que, em março de 2019, o deputado federal Giovani Cherini (PL-RS), um dos parlamentares mais engajados nas reivindicações defendidas pela categoria através da FENTEC, protocolou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 1710/2019. A proposta incluída no PL apresentado por Cherini estabelece que o salário para os profissionais da categoria seja atualizado anualmente pela variação do INPC, mantendo o valor equivalente a aproximadamente cinco salários mínimos, o que é considerado um nível de remuneração compatível com o desenvolvimento das atividades desempenhadas pelos Técnicos Industriais.

Importante destacar, porém, que os debates iniciais em torno do piso salarial para os Técnicos Industriais começaram bem antes, a partir do Projeto de Lei nº 2861/2008, de autoria do então senador Álvaro Dias (na ocasião filiado ao PSDB-PR), que recebeu contribuições de outros projetos semelhantes, sendo o principal deles o PL 1710/2019, de Giovani Cherini, citado acima.

Dessa forma, o PL original de Álvaro Dias – reforçado pelas propostas do projeto de Cherini (este que também passou por revisões em uma das comissões) – é exatamente o que foi aprovado em todas as comissões da Câmara dos Deputados e, atualmente, está nas mãos do presidente da Casa, o deputado federal Arthur Lira, aguardando para entrar na pauta de votações.

Tramitação

Cabe ressaltar que a tramitação de qualquer projeto de lei é demorada, uma vez que, após ser apresentado, ele começa a tramitar na Câmara, à exceção dos apresentados por senadores, que começam no Senado, espaço que funciona como Casa revisora para os projetos iniciados na Câmara ou vice-versa. Além disso, os projetos são distribuídos às comissões conforme os assuntos de que tratam.

Para tentar acelerar todo este processo, recentemente, o deputado Giovani Cherini entrou com pedido à presidência da Câmara dos Deputados, solicitando urgência para pautar as discussões sobre o piso salarial para os Técnicos Industriais, além da reivindicação de uma audiência da FENTEC com o presidente da Casa, Arthur Lira.

“Este é um momento de esperança para todos nós e que reflete a determinação e união da categoria na busca por melhores condições de trabalho, com salários mais justos e dignos para os Técnicos Industriais”, salienta o presidente da FENTEC, Wilson Wanderlei Vieira.

“Continuaremos atentos a toda esta movimentação, pois sabemos que a conquista de um piso salarial para os Técnicos Industriais representará um avanço significativo para a categoria, um reconhecimento da relevância desta categoria profissional para o desenvolvimento social e econômico do país”, finaliza Wilson Wanderlei.

Fale com a FENTEC

ENDEREÇO

Sede Própria: Rua 24 de Maio, 104 – 12º andar – Centro – São Paulo | SP – CEP: 01041-000

ATENDIMENTO

Telefone:
(11) 2823-9555

Horário de atendimento:
segunda a sexta, das 7 às 17:00 horas

Mais notícias

Campanha de solidariedade da FENTEC às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Queridos Técnicos Industriais, Hoje, mais do que nunca, nossa solidariedade e apoio são fundamentais. As recentes chuvas no Rio Grande do Sul deixaram um rastro de destruição e muitas famílias…
Leia mais

Wilson Wanderlei Vieira recebe justa homenagem da Câmara Municipal de Natal (RN)

Wilson Wanderlei Vieira recebe justa homenagem da Câmara Municipal de Natal (RN) pela inestimável luta pela criação do Sistema CFT/CRTs e em defesa e valorização dos Técnicos Industriais O presidente…
Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – NCR BRASIL LTDA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA FENTEC - FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TÉCNICOS INDUSTRIAIS, com sede na Rua 24 de Maio, 104, 12º andar, Centro, São Paulo – SP - CEP…
Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

FENTEC - FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TÉCNICOS INDUSTRIAIS, entidade sindical de grau superior, inscrita no CNPJ sob o n. 58.162.082/0001-50 e sediada na Rua 24 de Maio, 104, 14º andar, Centro,…
Leia mais